sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Objectivos de carreira? o que e isso?

Tenho 37 anos e provavelmente ate há um ano atrás a minha vida foi vivida em função de objectivos. Na realidade desde pequenos que nos fustigam com este tipo de perguntas, “O que queres ser quando fores grande?”

Desde tenra idade somos estimulados a definir objectivos e traçar estratégias para os atingir, não sei se por influência Drucker que implementou a MBO nas empresas, mas na realidade quantos de nós conseguiu atingir os seus objectivos?

Tenho conversado com alguns amigos com o objectivo de perceber onde estão nas suas vidas e onde pensariam estar hoje e quais as estratégias que utilizaram para chegar onde estão.

Do outro lado, mesmo para aqueles que consideram ter uma vida remotamente interessante, estão lá por causa de uma serie de coincidências e encontros aleatórios dos quais conseguiram tirar algum proveito.

Essa ´´e a principal razão porque sou contra o conceito de objectivos de carreira e considero que eles apenas são, um mero exercício de futilidade.

Em vez disso, gosto de pensar nos objectivos de carreira, como experiencias de desenvolvimento que quero ter.

Assim, em vez de perguntar:

O que quero ser quando for grande?

Passei a perguntar:

Quais são as coisas que me vou arrepender de não ter feito, quando estiver a morrer?

Quais são as coisas que eu quero e que tenho a certeza de que vou fazer?


Por esta altura também já deu para perceber que eu também não acredito muito no negócio ou emprego da minha vida, viver esse sonho e acreditar que o dinheiro vem a seguir.

Na maioria dos casos estes sonhos transforma-se em pesadelos e embora o politicamente correcto seria eu estar aqui a dizer que devemos ser optimistas e acreditar, a realidade mostra-nos que para uma grande maioria ´´e isto que acontece.

O que defendo e acredito, ´´e que primeiro devemos fazer o que nos da realmente prazer e depois procurar outras formas de fazer dinheiro.
Quem sabe se realmente formos bons e nos conseguirmos diferenciar dos outros, um dia ainda acabamos por viver o nosso sonho e viver daquilo que realmente gostamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário