quinta-feira, 4 de março de 2010

O empreendedorismo/ inovação estão na moda

Concordo plenamente com as vantagens do empreendedorismo e a inovação, concordo também que este deve ser o caminho a tomar no que respeita ao futuro deste país. O que não concordo é com os “senhores” deste país, quando tentam mostrar a todos nós, que tais vantagens são verdades absolutas. Na realidade não são. Há sem sombra de dúvida casos de sucesso, e esses chegam a todos nós muito facilmente, são falados constantemente nos vários meios de comunicação, são alvo de prémios por parte do ministério da economia e inovação, etc. Na realidade há inúmeros casos de fracasso, nas nossas micro e pequenas empresas. Esses quase ninguém fala. Na minha opinião, os fracassos não são culpa dos empreendedores, mas das entidades que os orientam e vendem uma imagem irreal do empreendedorismo. Se noutros países as coisas até funcionam, deve-se ao facto de a legislação ser diferente, a carga fiscal menor, (ex. Finlândia e a Nokia) e acima de tudo, uma visão mais clara sobre o que é o empreendedorismo.
Ser empreendedor em Portugal é um verdadeiro desafio. Criar uma empresa é SIMplex e até nem sai caro, mas mantê-la, é outra história. Isto porque quando se fala de empreendedorismo, fala-se de geralmente sob uma perspectiva ou abordagem prática em detrimento da abordagem teórica. Esta visão do empreendedorismo é superficial, e passa muitas vezes a ideia de que não é preciso saber de gestão para se ser empreendedor. O resultado? Pode ser desastroso.
Um exercício interessante seria pesquisar as razões e quantificar as micro e pequenas empresas criadas em Portugal que fecham após um ano de vida. Acredito que muitas das pessoas/ empreendedores que se dirigem ao IEFP, com projectos para abrir o seu próprio negócio e criar assim o seu próprio emprego, recebe umas massas e vai à luta sem estar minimamente preparada para isso. Provavelmente a maioria deve ter dificuldades em analisar mercados, definir objectivos, estratégias, e acções. O planeamento estratégico passa a ser desnecessário e provavelmente não será posto em prática.
Fomentar o espírito empreendedor e a inovação sim, mas não desta forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário